O Marketing Digital é mais relevante do
que nunca para MEI e pequenas empresas.
Não é uma informação impactante
saber que mais da metade da população mundial está online?
Isso significa que 3,8 bilhões de pessoas
estão online e que seu público-alvo está todos os dias procurando por sua
oferta de negócios, produtos e serviços.
Com mais dados disponíveis na internet,
as deliberações de compra dos clientes também se tornaram mais hermética. Os
compradores agora buscam por várias fontes, on-line e off-line, para se decidir
de quem comprar.
Beneficiar-se dessas estratégias de marketing ajudará
você a expandir sua empresa e suas receitas, independentemente do negócio ou
nicho.
1. Canais de Marketing Pago
Marketing nos mecanismos de pesquisa
(SEM)
Todo mundo que utiliza a internet
frequentemente está acostumado com o Google, o mecanismo de pesquisa mais usado.
O marketing do mecanismo de pesquisa
significa essencialmente em posicionar anúncios nas páginas de resultados da
pesquisa; esses anúncios normalmente são mostrados nos locais de destaque em
comparação com os resultados de pesquisa orgânica não pagos.
Este é um tópico significativo do marketing digital,
porque muitas pessoas fazem uma pesquisa no Google (ou em outros mecanismos de
pesquisa) para encontrar algo de que precisam.
Por exemplo, um proprietário de uma PME
procurando uma solução contábil provavelmente pesquisaria “escritório de
contabilidade”. ou “escritório de contabilidade na cidade”.
Se você é contador, seria categoricamente
sensato divulgar um anúncio de pesquisa paga – para que um cliente em potencial
possa ver e clique no seu anúncio quando ele aparecer nos resultados de
pesquisa, visitar o site e contratar seus serviços.
Outro item importante do marketing online
são as mídias sociais. Hoje, quase 80% dos usuários da Internet são usuários
ativos de mídia social.
Existem alguns tipos de anúncios que
podem ser mostrados no Facebook e Instagram, mas um dos principais são os
anúncios que aparecem nos feeds dos usuários.
As etapas para iniciar os anúncios no
Facebook são bastante similares ao SEM, mas é claro que você precisará criar
uma conta no Facebook Business Manager. Você também pode anunciar no Instagram
usando a mesma plataforma de anúncios.
2. Opções gratuitas de marketing
Nem todo o MEI ou pequena
empresa têm um orçamento de marketing digital para exibir anúncios pagos no
Google ou no Facebook.
Gerenciar as despesas de negócios é
uma das curvas de aprendizado mais acentuadas para empreendedores iniciantes.
Existem opções de marketing nos quais você pode usufruir totalmente
gratuito. Você necessitará de um bom trabalho e de uma compreensão completa de
como seus consumidores-alvo pensam e agem.
Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
Acordamos sobre a importância de estar
nas primeiras posições nos resultados dos mecanismos de pesquisa, mas o SEM
exige um orçamento de marketing.
Você sempre precisa pagar os mecanismos
de pesquisa para que seu site tenha notoriedade no topo? Seus custos
continuarão aumentando se você quiser obter mais receita com este canal? A
resposta, felizmente, é não. E é aí que search engine optimization (SEO) entra.
SEO pode ser complicado. As métricas
estão sempre mudando, porque os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão
sempre sendo aperfeiçoado. Ainda assim, alguns princípios básicos de SEO são
bastantes simples.
A palavra Search EngineOptimization (SEO)
não é mais comum apenas entre especialistas em SEO, estrategistas ou
desenvolvedores de sites.
SEO chegou a um ponto em que geralmente
todos que usam a internet devem saber como o mecanismo de pesquisa funciona. É
necessário saber como seus resultados de pesquisa são gerados.
Os mecanismos de pesquisa têm em vista
oferecer os resultados mais relevantes e plausíveis aos usuários. Por isso, é
importante assegurar que seu site esteja a frente os sites concorrentes pelas
palavras-chave que será formidável para o progresso de seus negócios.
Enfatizando palavras-chave relevantes
Para que seu site esteja em uma posição
privilegiada nos resultados de pesquisa orgânica, será fundamental prover aos
mecanismos de pesquisa e aos usuários o conteúdo mais relevante para a
palavra-chave.
Por exemplo, se você deseja ser listado
nas primeiras posições da pesquisa “escritório de contabilidade”, seu site deve
fornecer informações sobre suas ofertas de serviços e mencionar a
palavra-chave, quando apropriado.
Outra estratégia é publicar
frequentemente em seu blog: com termos procurados, por seu público-alvo e
classificando as melhores opções disponíveis local e explicando o que torna o
seu melhor.
Além de tudo, você deve ajudar que os
mecanismos de pesquisa saibam que você está ofertando conteúdo relevante,
colocando a palavra-chave em partes relevantes do seu site, como a tag title,
slug, meta description, subtítulos e outros. Isso é conhecido como SEO na
página.
Backlinks
Outro item que os MEIs e pequenos
empresários devem observar para sua estratégia de marketing digital é o SEO off
page. Isso ajuda a validar a autoridade do seu site, fazendo com que outros
sites plausíveis “recomendem” seu site na forma de backlinks.
Observemos o exemplo de “escritório de
contabilidade”: você tem uma chance maior de aparecer no topo dos resultados de
pesquisa orgânica se houver muitas plataformas de mídia de notícias ou sites
(boa autoridade) dispondo links nos sites deles para o seu.
Mídia Social
Evidentemente, anúncios pagos de mídia
social são importantes, mas existem modos de adquirir tráfego para seus
negócios sem gastar muito.
Criar uma página do Facebook ou Instagram
para sua pequena empresa é totalmente gratuita e pode ser um ponto de contato
importante do cliente para expor, difundir e disseminar atualizações sobre o
produto ou serviço.
As campanhas de marketing de
mídia social se prestam em especial bem às ofertas de B2C que podem ser
introduzidas de uma maneira divertida, interessante e inesperada.
O humor é o seu melhor amigo para manter
suas postagens, converter os espectadores em seguidores e, eventualmente, em
clientes pagantes.
Para empresas B2B, as mídias sociais
podem ser aproveitadas para introduzir um toque pessoal e alegre em seus negócios –
por exemplo, apresentando seus funcionários ou publicando um vislumbre de “um
dia na vida”. Isso permite que os espectadores engajem com sua empresa e
cultiva essa conexão humana integral nas relações entre empresas.
A beleza do marketing digital é que é uma
avenida gratuita e casual para aumentar a confiança, credibilidade e presença
de destaque para pequenas empresas.
Sua campanha
Mas, realisticamente, nem todas as PME
podem se dedicar ao tempo e recursos necessários para SEO ou mídias sociais; talvez
você não conte com a experiência ou a mão-de-obra atual para contratar um especialista
em marketing digital.
Embora os anúncios de mídia social e SEM
sejam atalhos para colocar sua pequena empresa na frente de clientes em
potencial, por meio de canais de marketing digital, isso é apenas se você tiver
orçamento para financiar.
A jornada do empreendedorismo pode ser
difícil e gratificante; obviamente, abordei apenas alguns canais básicos de
marketing digital.
Ainda existem anúncios gráficos, email
marketing, marketing de influenciadores… a lista continua. No entanto, dominar
essas noções básicas deve ser suficiente para dar início à sua campanha de marketing digital
e começar a sua jornada na pequena empresa.
Fonte Jornal Contábil
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