Adbox
LightBlog

09 setembro, 2023

Venda de Bens antes do fim do Inventário.

 



É possível, sim. Os herdeiros podem vender o imóvel em testamento antes da conclusão do processo. Nesse caso, você deve explicar o motivo da venda a um juiz e pedir sua aprovação.
 
Este é um procedimento comum onde muitas famílias decidem vender o bem para cobrir custas judiciais e impostos, já que muitas vezes os herdeiros não possuem valores suficientes para cobrir tais gastos.
 
E se um dos herdeiros não concordar com a venda?
 
Entendo que é necessário um inventário para dividir a herança. Portanto, é proibido dividir o imóvel sem seguir esse procedimento.
 
Porém, caso haja divergência quanto à venda do imóvel, ou seja, se um dos herdeiros não desejar vender o imóvel, os demais interessados ​​também deverão obter autorização judicial. Portanto, os herdeiros que desejarem vender, devem notificar os herdeiros que se recusarem a vender o imóvel. Em seguida, ao juiz do processo deve ser solicitado a liberação da referida venda.
 
De acordo com a lei, os herdeiros têm prioridade na aquisição nas partes dos outros terceiros e com base no valor avaliado. Após a venda, o produto da venda será dividido entre os herdeiros.
Entretanto, há uma exceção. Se um dos herdeiros for cônjuge do falecido, o cônjuge sobrevivo tem direito a residir no imóvel destinado a residência familiar, independentemente do arranjo conjugal.
 
Isso deve ser feito gratuitamente, não podendo outros herdeiros vender ou alugar o imóvel a terceiros. Se você tiver vários imóveis na herança, não poderá ser vendido apenas no imóvel destinado a residência familiar.
 
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação em relação ao seu inventário imobiliário ou a venda planejada, recomendamos que consulte um advogado.




Imagens: freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

LightBlog
LightBlog