Adbox
LightBlog

29 dezembro, 2021

Portabilidade do Financiamento Imobiliário

 


A portabilidade de financiamento imobiliário é a transferência de uma operação de crédito (financiamento imobiliário), feita a pedido do cliente, de uma instituição financeira para outra. Quem faz este tipo de transação procura condições mais vantajosas em relação ao contrato original.

Quem deseja fazer a portabilidade do financiamento imobiliário deverá colocar tudo na ponta do lápis e verificar se a nova proposta é mais vantajosa, pois, afinal, a grande vantagem da portabilidade é a redução dos custos e só vai compensar trocar de banco se no final você gastar menos, isto é, se o custo final da nova proposta for inferior a original somada as despesas para se efetivar a portabilidade.

A portabilidade exige que o imóvel seja registrado novamente em cartório, portanto, não é um procedimento livre de custos e burocracia, mas a economia pode compensar. A taxa de registro em cartório varia entre 0,5 a 1% do valor do imóvel. Além desse custo existe a taxa de avaliação do bem, que gira entorno de R$ 3.100,00. Dependendo da economia na portabilidade, esses custos são compensados em poucos meses com a redução do financiamento.

Outro ponto é que dependendo da negociação, talvez não seja necessário arcar com as despesas de cartório. Como assim? Quando damos entrada no processo de portabilidade na nova instituição financeira, esta entra em contato com a instituição do contrato original para solicitar alguns dados do financiamento e o saldo devedor que será transferido. Neste momento a instituição original tem um prazo para dar as informações e fazer uma contraproposta ao mutuário.

Geralmente a proposta iguala a taxa da nova instituição. Mas não se engane, pois seu financiamento não é composto somente de taxa de juros. Portanto, monte uma planilha levando em consideração todos os custos envolvidos e opte pelo financiamento que tiver o menor valor total ao final do contrato.

"Eu, particularmente, iniciei um processo de portabilidade, mas no final permaneci na mesma instituição financeira, pois ela me ofereceu uma contraproposta vantajosa. Posso garantir que a economia foi enorme, além de aliviar o valor da parcela que também diminuiu muito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

LightBlog
LightBlog