Adbox
LightBlog

21 setembro, 2022

Contador, você é ético e transparente com seu cliente?


Assim como em qualquer profissão, a contabilidade tem suas regras. Basicamente, é prezar pela credibilidade das informações divulgadas, ter absoluta e estabelecer uma efetiva manutenção do sigilo em relação a essas informações.

Um Contador Personal, isto é, aquele que trabalha prestando serviço diretamente com pessoa física, tem acesso a informações sigilosas e que muitas vezes nem os parceiros ou parceiras de seus clientes conhecem.

Portanto, um bom profissional tem que passar segurança e credibilidade para seus clientes. Tem que mostrar sempre o caminho correto a seguir, mesmo que este seja mais oneroso para o cliente.

Geralmente somos procurados em momentos de desesperos pelos clientes, muitas vezes esperando que o contador dê um “jeitinho” em suas finanças. O papel de um bom profissional da contabilidade é orientar seus clientes de forma correta e zelar pelo patrimônio deles, sempre seguindo as regras estabelecidas dentro da legislação.

O famoso “jeitinho”, muitas vezes, deixa o cliente feliz em determinado momento, mas pode causar um enorme prejuízo financeiro em momento futuro.

Ao orientar um cliente sempre exponho todas as possibilidades e consequências, cabendo a ele escolher o caminho mais adequado, claro que tudo dentro da legalidade.

Sempre esclareço o caminho correto e o incorreto, com suas consequências, pois sei que meu cliente poderá ouvir histórias de outras pessoas que seguiram o caminho incorreto e achar que este seria o melhor para ele e que não o orientei bem. Isso sempre acontece, pessoas que seguem o caminho do “jeitinho” e gostam de contar vantagens se achando o mais esperto. Isso prejudica em muito o trabalho do bom profissional, portanto, seja honesto com seu cliente e exponha todos os fatos e caminhos a serem seguidos.

Enfim, o profissional é regido por um CÓDIGO DE ÉTICA DA CONTABILIDADE, portanto, devemos exercer nossa profissão com honestidade, zelo, capacidade técnica e guardar sigilo em relação a dados e informações confidenciais.

Não se esqueça de COMPARTILHAR esse artigo, pois é uma forma singela de apoiar novas publicações desse autor.

 

Obrigado.





Imagem: freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

LightBlog
LightBlog