Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
A declaração
do imposto de renda começa com a organização dos documentos e informações do exercício anterior.
Sim, é isso
mesmo, se deixar para organizar e obter informações importantes, para declarar
imposto de renda, em cima da hora poderá ter surpresas desagradáveis e ainda
deixar de ter uma boa restituição, simplesmente por não ter os documentos
necessários para utilizar na declaração.
Portanto,
aconselho fazer um checklist e separar toda a documentação possível referente
ao exercício anterior. Só deixe para esse exercício os documentos que dependem de
terceiros, tais como: Informes de Rendimentos do empregador, Informes de
Rendimentos de bancos, corretoras etc.
Apresento
abaixo um checklist resumido para te orientar.
1 –
Informações pessoais (nome, tel, endereço etc.)
2 – Informe
de rendimentos (rendimentos de instituições financeiras, de salário etc.)
3 – Informe
de pagamentos efetivados (despesas médicas, odontológicas etc.)
4 – Informe
de ônus ou dívidas (empréstimos realizados)
5 – Informe
de bens e direitos (vendeu ou comprou imóvel ou móvel etc.)
Caso tenha
interesse em um checklist mais detalhado, entre em contato que te envio.
Caso
necessite de um profissional contábil para fazer sua declaração, entre em
contato comigo.
Em se tratando do Leão, não fique na dúvida.
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